sábado, 2 de julho de 2011

Bebê indígena com risco de morte é resgatada pela FAB e se recupera após cirurgia

Ela ainda não tem nome. Pela tradição da tribo xavante em que vive, no interior do Mato Grosso, quem decide como vai se chamar uma criança é apenas o avô paterno. O que se passou na sua primeira semana no mundo poderia ser definido como “vitória”. Ela nasceu com uma doença chamada de gastrosquise, que é um problema de má formação fetal em que as alças intestinais ficam fora da cavidade abdominal. Após uma cirurgia de mais de duas horas de duração no Hospital Regional da Asa Sul, em Brasília, a criança se recupera bem. Final feliz que, segundo os especialistas, só ocorreu por causa da agilidade no transporte da pequena paciente. “Estou muito feliz e agradeço por salvarem a minha filha”, disse o pai Ademir Rudzé Tsireptewe (na foto ao lado).
Ouça reportagem veiculada na Força Aérea FM
Tudo aconteceu no dia 24 de junho. Depois de algumas horas de vida, a Força Aérea Brasileira (FAB) foi acionada para transportar a bebê da cidade de Barra do Garça para a capital federal. “No contato com a mãe, uma menina de 13 anos de idade, ela se mostrou esperançosa e sabia que o trabalho de todo o grupo faria a diferença”, explicou o Tenente Coronel Ronaldo Venâncio, comandante da aeronave C-99 da Força Aérea Brasileira, que realizou a missão.
O avião, equipado como UTI aérea, contou com profissionais de saúde do Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB). “Era uma situação grave. Precisa ser corrigido nas primeiras horas de vida. Se não fosse transportada, teria o risco de morrer devido à infecção. Ela foi transportada com oxigênio inalatório e compressas”, disse a Tenente Médica Cristine Gomes.
A diretora do HRAS ratifica a informação da militar. “Esse transporte da Força Aérea foi fundamental para a criança. Se fosse mais tarde, não teríamos o prognóstico que temos hoje”. A bebê deve ficar pelo menos mais um mês na unidade de saúde em Brasília. “Na tribo, ela terá o nome e o futuro”, alegra-se o pai. 
Fonte: Agência Força Aérea

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=7524

Nenhum comentário:

Postar um comentário